O que é e qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?
Inbound Marketing e outbound Marketing são diferentes metodologias que podem ser usadas nas mais diversas estratégias de marketing. Ambas buscam atrair clientes, mas com abordagens distintas.
O inbound tem o objetivo de atrair e fidelizar clientes de forma orgânica através da criação de conteúdo rico e relevante, como e-books, podcasts e newsletters. A ideia é fazer com que o cliente vá até você e se encante pelo seu negócio, tornando-se fiel.
Primeiro, é necessário mapear bem quais são as dores, os desejos e os interesses do seu público-alvo, para, então, oferecer materiais que demonstrem que as suas soluções são as ideais para os problemas deles.
O inbound marketing leva em consideração o funil de vendas em cada etapa, desde o momento de aprendizado, passando pelo reconhecimento do problema, consideração da solução e finalizando com a decisão de compra. Ele se mostra presente e relevante com materiais que prendem o cliente, conduzindo-o até o estágio final da jornada de compra.
O outbound marketing, por sua vez, tem uma abordagem mais direta, encontrando o cliente no funil de vendas sem que ele esteja procurando pelo produto ou serviço oferecido. Geralmente, as estratégias de outbound, que incluem propagandas na televisão ou na rádio, cartazes, e pop-ups em vídeos, por exemplo, não tentam chegar apenas em leads qualificados, elas se apresentam em qualquer fase da jornada de compras de um visitante e tentam se vender como uma solução para um problema que talvez o consumidor ainda nem tenha se dado conta de que possui.
Essas são as principais diferenças entre essas duas técnicas eficientes de marketing. A Decifra pode ajudar você a encontrar a melhor estratégia para o seu negócio. Fale com a gente.